Paróquia São José do Jardim Europa

Artigos › 01/01/2019

A fé nos faz experimentar a Providência de Deus

Atualmente, vivemos em um mundo cada vez mais secularizado e ateu. Por causa disso, a fé se encontra também com seu significado desfragmentado. Contudo, o risco maior é que muitos crentes sofrem também por essa secularização e perda de sentido da fé. Por isso, convido você a examinar sua vida e questionar-se se, verdadeiramente, você sabe o que é fé. Você se considera alguém que acredita plenamente em Deus e no Seu amor providente?

A fé é uma das três virtudes teologais, juntamente com a esperança e a caridade. Essas três virtudes dão condições para que as virtudes humanas se desenvolvam. O Catecismo da Igreja Católica n° 1814 define a fé como “a virtude teologal pela qual cremos em Deus e em tudo o que nos disse e revelou, e que a Santa Igreja nos propõe para crer, porque Ele é a própria verdade. Pela fé, ‘o homem livremente se entrega todo a Deus’”. Dessa forma, percebemos a importância da fé na vida do cristão como aspecto fundamental para a sua salvação.

A figura exemplar do crente
É em Abraão que enxergamos a figura arquétipa daquele que crê. Abraão estava fadado a morrer sem deixar descendência, porque sua mulher Sara era considerada amaldiçoada por não poder gerar filhos. Mas Deus honrou a fé desse homem e concedeu não somente um filho, mas o transformou em pai de uma geração tão numerosa como a areia do mar e as estrelas do céu. Deus honra a fé do Seu povo, por isso você não pode deixar de acreditar.

Abraão, pelo seu exemplo, torna-se para toda a Igreja o pai da fé. Ele dá prova da sua fé com o que tinha de mais sagrado, recebido do próprio Deus, o seu filho Isaac. Façamos o itinerário deste homem que foi conduzido até as últimas consequências para depois receber a glória de Deus. O livro do Gênesis capítulo 22 narra o sacrifício de seu filho, mas descreve também o juramento de Deus por Abraão não ter negado o seu unigênito.

O Senhor se comunica com o seu servo Abraão e pede que ele suba até o monte Moriá para sacrificar seu único filho (cf. Gn 22,1-2). Abraão não mede as consequências, e bem cedo prepara tudo e vai ao lugar indicado para oferecer Isaac em sacrifício. Com essa atitude, o homem de Deus já demonstra que, em primeiro lugar, está a confiança no Senhor e que Ele está disposto a realizar o que Deus pediu, não em um ato de loucura, mas numa ação de fé. A fé faz com que toquemos na dimensão do abandono em Deus, ela nos impulsiona a uma confiança extrema no Senhor.

Deus sempre proverá

O homem que crê tem em seu coração a certeza de conhecer o seu Deus intimamente. Por isso, manter um relacionamento com Deus torna você capaz de esperar em Deus e experimentar seu amor providente. Enquanto Abraão e Isaac subiam para o local do holocausto, o menino perguntou ao pai onde está o cordeiro que será oferecido.

O pai responde como alguém que tem fé: “Deus providenciará o cordeiro para o holocausto, meu filho”. Nessa resposta, percebe-se a confiança plena e uma atitude de fé em meio a provação. São nos momentos de mais dificuldade, de crise, que você precisará dar respostas de fé; nesses momentos, não poderá improvisar. Você só dará o que tiver, por isso, cultive a sua fé. Você não conseguirá dar respostas próprias de quem crê se você não treina a sua fé todos os dias.

Depois de chegar ao lugar indicado, Abraão prepara o altar, a lenha, e coloca Isaac sobre a lenha. Estava tudo pronto para o holocausto, o filho único daquele homem de Deus será sacrificado, mas, antes de ser consumado, o anjo do Senhor gritou do céu para que Abraão não matasse o menino. O Gênesis narra que, com essa atitude, o anjo sabe que ele teme o Senhor e não pouparia o seu filho (cf. Gn 22,12). Deus providencia para o sacrifício um carneiro que aparece preso pelos chifres num espinheiro.

Meu caro, assim como Abraão, a confiança o fará experimentar a manifestação de Deus e sua abundante providência. Aquele que tem a coragem de entregar o que é mais valioso para Deus receberá do Senhor muito mais.

Na confiança nasce o novo

Abraão não chega a matar seu filho, mas o gera em outra dimensão. A atitude daquele homem realiza o novo na vida dele, quando ele entrega o filho da promessa e o recebe de volta, mas, dessa vez, gerado na fé. Porque com olhos espirituais sobre o fato, perceber-se-á que o filho oferecido não é o mesmo que retorna para o pai. Isaac nasce na dimensão da fé experimentada pelo pai. Também Abraão se torna um outro homem a partir daquela experiência de fé. O que salvou aquele menino foi a atitude de Abraão, porque ele não o reteu. Este é o segredo, não reter nem o outro, nem as coisas, nem Deus e nem a si mesmo. Ofereça a Deus tudo o que você tem e receberá de volta o novo do Senhor, pois Ele também não retém o amor.

O abandono em Deus atrairá sobre você o amparo do Senhor. Não tema se lançar no amor do Senhor, porque Ele sabe o que você precisa e não poupará em lhe dar o melhor no tempo oportuno. O desfecho da narrativa do Gênesis acontece uma vez mais com a promessa de Deus para com Abraão de fecundidade. Deixe-se surpreender pelo Senhor, Ele só espera que você creia e confie totalmente n’Ele.

Por Fábio Nunes, via Canção Nova

Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy paid course
download karbonn firmware
Download Premium WordPress Themes Free
udemy free download

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.