Paróquia São José do Jardim Europa

Artigos › 20/12/2016

A esperança não morre

A esperança e o gosto de viver não se compram. Tempos difíceis nos fazem caminhar olhando o chão da terra com todos os seus problemas. Ninguém consegue viver feliz contemplando as dificuldades e problemas, por mais reais que sejam. Muito menos ignorá-los, pois seria uma estupidez.

A Palavra de Deus nos diz que cada dia há suas próprias preocupações. Por isso, animados pela esperança de quem tem fé, olhar e encarar a situação de cada dia vencendo uma a uma com uma profunda esperança. Nunca posso pensar que os problemas são maiores que as nossas próprias forças. Na experiência do apóstolo Paulo encontramos a expressão: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl. 4,13).

Um exemplo que trago hoje, dos nossos tempos, é o Cardeal dom Paulo Evaristo Arns. Homem muito corajoss, comprometido com a defesa da vida dos mais pobres e excluídos. A força para vencer as dificuldades e arriscar a própria vida, não era só capacidade pessoal, e sim força que vinha do Senhor.

Dom Paulo Evaristo nos deixou fisicamente, mas nos deixa um legado maravilhoso. Mesmo muitas vezes com medo, ele enfrentou duras realidades.

O papa Francisco, em uma homilia, lembrou que também o apóstolo Paulo, dos gentios, “tinha medo”. “Isso acontece com todos nós na vida, ter um pouco de medo. É na altura do medo que nos perguntamos: Vale a pena continuar lutando, arriscando a própria vida pela dignidade e soberania do ser humano? Tanto o apóstolo Paulo, como dom Evaristo sabiam perfeitamente que o que eles faziam não era apreciado pelas autoridades da época, por isso suportaram dificuldades e perseguições

Não tenham medo! Que ninguém vos roube a esperança! Sim, tu vais ficar triste, vais chorar e até mesmo as pessoas se alegrarão com isso, as pessoas que estão contra ti. Mas não desanime! A tristeza se transformará em alegria. O cristão é alegre em esperança. Esta alegria do crente é purificada pelas provações de todos os dias.

O papa Francisco continua: “Eu sei, Senhor, que esta tristeza se transformará em alegria. Não sei como, mas eu sei!. Um ato de fé no Senhor. Um ato de fé!

É verdade, no parto a mulher sofre tanto, mas depois, quando está com a criança, tudo se esquece. O que permanece, portanto, é a alegria de Jesus, uma alegre esperança purificada.”

O que deve ficar sempre em nós, em qualquer situação da vida é a mensagem de Jesus: “não tenhas medo”. A esperança não morre, a força para lutar vem do alto. Que o Senhor nos dê a todos esta alegria em esperança. E o sinal de que nós temos esta alegria em esperança é a paz.

Por Dom Anuar Battisti – Arcebispo de Maringá, PR

Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
free download udemy paid course
download micromax firmware
Download WordPress Themes
free online course

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.