Paróquia São José do Jardim Europa

Artigos › 07/05/2018

A coerência com a opção de fé

Vivemos o tempo em que as pessoas elegem livremente e por convicções suas opções. Sabemos, é claro, que há condicionamentos culturais e pressões que o modo majoritário de ver o mundo exerce sobre todos. A vivência da religião e da opção de fé também passam por esta destradicionalização. Isto é, as pessoas não vivem sua fé unicamente porque seus pais e avós lhes transmitiram. Isto pode ser positivo, no sentido de exigir maior profundidade e autenticidade, mas pode, também, ser ocasião para muita confusão.

Não é novidade que o catolicismo brasileiro se formou no encontro de várias matrizes culturais: indígena, africana e europeia. Soma-se, num tempo mais recente, a proliferação de tantos caminhos que são oferecidos no mercado espiritual, alguns cristãos, outros não.  Quando ainda era predominante o catolicismo tradicional, de cunho cultural, tínhamos uma vivência da fé que era manifestada por meio de ritos, promessas e devoções. Mas a religião não é a única a sofrer o impacto, visto que outras instituições também passam por crises, como a família, o Estado, a escola e outras. Isto produz a fragmentação da pessoa e da sociedade e a consequente perda da unidade interior e hierarquia de valores. Não é difícil encontrar quem, sem peso de consciência, frequenta as celebrações católicas, mas participa também em encontros de outras religiões e até doutrinas que se opõem, em seus princípios, à fé cristã. Talvez, porque o critério de coerência e da verdade esteja sendo colocado em segundo lugar em relação ao sentimento de acolhida, pertença e bem-estar.A facilidade de acesso às informações também foi um elemento importante para muitos acolherem elementos, até contrastantes, em sua visão de mundo e de fé. Como resultado, temos um relativismo que traz muita confusão nas consciências.

Algo parecido pode acontecer também ao interno da própria fé católica. O Papa Bento XVI chamou a atenção, em Aparecida, em 2007, para “uma fé católica reduzida a uma bagagem, a um elenco de algumas normas e de proibições, a práticas de devoção fragmentadas, a adesões seletivas e parciais das verdades da fé…” (Discurso inaugural, n. 12). De fato, a fé católica constitui um edifício harmônico, no qual não é possível fazer opções por algumas verdades e rejeitar outras sem cair em contradição. Jesus Cristo e o seu Evangelho é o centro nucleador que oferece um sentido unificador para a existência, muitas vezes, fragmentada. Não somente a adesão intelectual às verdades por Ele anunciadas, mas a comunhão de vida, com o Senhor Ressuscitado, que veio até nós como nosso Redentor e caminha conosco. Então, a adesão à fé católica, na comunhão eclesial, não pode ser seletiva, mas integral, na busca contínua das razões pelas quais se crê. Daí também a coerência das opções pastorais e da moral. Seria uma contradição gritante seguir a Jesus Cristo e não ter um coração misericordioso, sobretudo com os pobres. Seria uma mera filosofia de vida se um cristão não tivesse diariamente o encontro com o Senhor na oração. Não podemos reduzir a fé à sua dimensão fraterna intra-histórica, pois a Igreja seria somente uma boa instituição de caridade. Do mesmo modo, o cristão coerente sabe dar o devido valor à liturgia, às celebrações, às pastorais sociais e à iniciação à vida cristã. Elas formam um todo, de maneira coerente.

Vale o convite do Papa Bento XVI: sempre partir de Cristo e do seu Evangelho, “que dá um novo horizonte à vida e, com isso, uma orientação decisiva” (Deus Caritas Est, n.1). Encontrá-lo, segui-lo e amá-lo é a base para viver de maneira coerente a vida cristã.

Por Dom Adelar Baruffi – Bispo de Cruz Alta (RS)

Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
free online course
download huawei firmware
Download WordPress Themes Free
free online course

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.