Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 13/04/2018

56ª Assembleia da CNBB: bispos enviarão carta ao Papa

Ocorreu na tarde desta quinta-feira, 12, a segunda coletiva de imprensa da 56ª Assembleia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Os religiosos informaram o envio de uma carta ao Papa Francisco que relatará o dia a dia da reunião no Santuário Nacional, em Aparecida (SP).

O conteúdo da correspondência foi lido pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. Embora composta em coletividade, a carta reflete o pensamento de cada um dos bispos reunidos. “Vivenciando o Ano do Laicato no Brasil, damos graças a Deus pela vida e missão dos fiéis leigos e leigas e a eles manifestamos nossa profunda gratidão por serem autênticos sujeitos da Igreja em saída a serviço do reino”, leu Dom Orani.

Dom Pedro Brito Guimarães, atual arcebispo de Palmas (PI) e um dos integrantes da equipe de elaboração do texto, explicou como o trabalho está sendo realizado. “Estamos há mais de um ano trabalhando neste texto, feito em conjunto, em que todos colaboram e que tem o rosto da Igreja”, disse o bispo.

Liturgia

A liturgia será outro assunto a ser debatido até o fim desta 56ª Assembleia. O trabalho de revisão do textos é liderado há 11 anos por Dom Armando Bucciol, bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA). Segundo o religioso, o propósito da comissão é unir a música à mensagem litúrgica.

“Estamos estudando um documento que ainda está sendo esboçado, para que a liturgia possa receber uma música e a música possa servir à liturgia de uma maneira mais adequada, coerente e fiel. Trata-se, antes de tudo, de ajudar a todos a compreender o sentido dos momentos diferentes do rito e os critérios para a escolha dos cantos”, explicou Dom Armando.

Durante a coletiva, o arcebispo de Livramento de Nossa Senhora pediu para que a liturgia seja aplicada da maneira correta nas celebrações. “Todos deveriam compreender uma coisa importante: ninguém na Igreja é dono da liturgia. Não somos donos, somos servidores. Também o Papa o é, primeiro. Portanto, não posso manipular a liturgia a meu bel prazer”, advertiu. “A liturgia é obra do Espírito e da Igreja ao longo dos séculos”, reiterou.

A 56ª Assembleia Geral dos Bispos ocorre até o dia 20 de abril e reúne mais de 300 bispos de todo o país. O tema central desse encontro é “Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”.

Por Canção Nova

Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
lynda course free download
download lava firmware
Download WordPress Themes Free
free download udemy course

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.