Paróquia São José do Jardim Europa

Artigos › 09/08/2018

Vocacionados para o matrimônio

No segundo domingo do mês de agosto festejamos nossos pais. Quanta gratidão deve ser manifestada neste dia. Tudo o que fizermos será sempre e unicamente um sinal que quer reconhecer o imenso amor que os pais têm por sua família. Neste contexto, entre os dias 12 e 18 de agosto será celebrada em todo o Brasil a Semana Nacional da Família, evento promovido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) e Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da CNBB, que tem como tema “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”.

Famílias bem constituídas e felizes são um bem não somente para si mesmas, mas fonte de alegria para o mundo, fazem nossa sociedade ser mais humana. Nós, católicos, temos uma grande contribuição a oferecer a toda a humanidade com o modo como compreendemos a família. A família tem a ver com nossa fé em Jesus Cristo e nosso vínculo com a Igreja. Parte do batismo e se concretiza com a celebração do sacramento do matrimônio. É uma vocação. Como todas as vocações não se trata somente de uma escolha pessoal, mas exige um processo de discernimento diante de Deus. “A decisão de casar e formar uma família deve ser fruto de um discernimento vocacional” (Francisco, Amoris Laetitia, 72). Numa sociedade secularizada, muitos batizados não conseguem ver claro o sentido, a necessidade e o imenso bem do sacramento do matrimônio para os casais iniciarem a vida familiar. Por isso, percebe-se a importância “de uma radicação da preparação para o matrimônio no caminho da iniciação cristã, sublinhando o nexo do matrimônio com o batismo e os outros sacramentos” (Francisco, Amoris Laetitia, 206).

A partir deste caminho de fé, numa comunidade cristã, num grupo de jovens, com o auxílio dos pais e, até, de um diretor espiritual, os jovens namorados conseguem fazer a leitura de sua vida com a presença de Cristo Ressuscitado que vai, com a luz do Espírito Santo, iluminando o seu caminho. O amor que os une e que um dia será a base da sua aliança matrimonial é sinal do amor fiel de Jesus Cristo pela sua Igreja, a cada um de nós. Com esta convicção, como nos ensina nosso Papa, “o Sacramento do Matrimônio não é uma convenção social, um rito vazio ou o mero sinal externo de um compromisso. O sacramento é um dom para a santificação e a salvação dos esposos” (Amoris Laetitia, 72). A comunhão de amor humano que está na base do sacramento do matrimônio é habitada pela presença de Deus. É um vínculo habitado pelas bênçãos de Deus e renovado a cada dia com uma vida de oração. Nunca estarão sozinhos, mas poderão contar sempre com a presença do Senhor que acompanha a vida real, concreta, com suas alegrias, sofrimentos e propósitos diários.

Por isso, quando ocorre um processo de discernimento e amadurecimento, baseado num caminho de fé e, após, celebra-se o sacramento do matrimônio, a vida familiar inicia com uma base sólida, para ser fonte de alegria para si e para o mundo. “Se a família consegue concentrar-se em Cristo, Ele unifica e ilumina toda a vida familiar. Os sofrimentos e os problemas são vividos em comunhão com a Cruz do Senhor e, abraçados a Ele, pode-se suportar os piores momentos” (Francisco, Amoris Laetitia, 317). A certeza da presença do Senhor pelo sacramento celebrado e pela graça inesgotável que ele oferece, dá a coragem para viver um amor exclusivo e fiel por toda vida, pois “quem não se decide a amar para sempre, é difícil que possa amar deveras um só dia” (São João Paulo II, 1987).

De maneira simples, a Pastoral Familiar sugere que cada lar tenha um pequeno “santuário familiar”, como sinal visível de nossa fé. É um espaço para colocar a cruz de Cristo, a Palavra de Deus, uma imagem de Nossa Senhora, o rosário, a foto da família e a água benta. E lembrar-se todos os dias de ler e meditar a Palavra.

Parabéns a todos os pais neste dia a vocês dedicado. Deus Pai vos abençoe.

Por Dom Adelar Baruffi – Bispo de Cruz Alta Via CNBB

Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
udemy free download
download xiomi firmware
Download Premium WordPress Themes Free
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.