Paróquia São José do Jardim Europa

Artigos › 08/06/2018

Um Coração apaixonado e fiel

Na sexta-feira, após o 2º Domingo depois de Pentecostes, celebramos a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Esta festa foi estendida à Igreja Universal pelo Bem- Aventurado Pio IX, em 1856. É como as grandes comemorações do Tempo Comum, um convite para contemplar e interiorizar o mistério de Cristo, como o Deus encarnado e irmanado que sempre está à procura das pessoas perdidas e quebrantadas. Também nos apresenta uma verdadeira mística apostólica e missionária.

A própria Imagem do Sagrado Coração é profundamente motivadora, pois nos coloca em forma simbólica os principais elementos desta espiritualidade: a ferida aberta nos convida a mergulhar contemplativamente na misericórdia infinita de Jesus; a Cruz em cima do coração, um chamado ao seguimento e à imitação configurativa; o fogo, que envolve o coração, nos leva a um ardor Missionário e Evangelizador; os espinhos em volta do coração, à mortificação e reparação pelos nossos pecados e os da humanidade; finalmente, a água e o Sangue que jorram do seu Coração transpassado nos propõe a vivência da consagração batismal e a comunhão eucarística que nos torna Igreja e nos compromete com Cristo e seu Reino.

Esta festa nos apresenta uma verdadeira síntese teológica da Pessoa e missão redentora de Jesus, ajudando-nos a viver sua auto revelação, caminhando sempre com a ternura do Mestre, com a compaixão e cordialidade voltadas aos pequenos e pobres do Reino e abraçando a todas as criaturas.

Constitui, de maneira segura, um caminho e um canal atraente e fascinante que nos converte e transforma em homens e mulheres novos (as), apaixonados pelo Reino de amor e fraternidade, que brota do Coração de Jesus. Abrir-se e consagrar-se na prática do amor de Cristo, é assumir ser mensageiro da Paz, do perdão e da reconciliação que o Senhor veio trazer ao mundo. Trata-se, como dizia o Pe. Arrupe, Geral da Companhia de Jesus, de uma fonte inspiradora e de extraordinária eficácia, que faz acontecer um apostolado fecundo e uma santidade encarnada, a serviço dos pobres e do Reino. Deus seja louvado!

Por Dom Roberto Francisco Ferreria Paz – Bispo de Campos (RJ)

Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
free download udemy course
download lava firmware
Free Download WordPress Themes
udemy paid course free download

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.