Paróquia São José do Jardim Europa

Artigos › 14/09/2018

Por que é tão difícil aceitar que a gente erra?

https://i65.tinypic.com/2wd7iqd.jpg

Não, errar não é sinônimo de imperfeição ou fracasso! Errar é uma característica e um direito que só os seres humanos têm. Não somos perfeitos, mas temos três maravilhosos atributos: inteligência, vontade e liberdade.

Então, se errar é um direito, por que dói tanto reconhecer que erramos? Porque o mundo nos vendeu a ideia de que temos que fazer tudo perfeitamente. Se errarmos, significa que não somos tão bons ou aptos para o que quer que seja. Ah! Esse ego é, às vezes, tão conselheiro!

Não querer cometer erros vai contra a autoestima, que nos convida, insisto, a buscar uma perfeição que não existe, a perseguir uma excelência com pouca retidão, pois, com isso, pretendemos ser amados e aceitos. Como se a perfeição fosse sinônimo de amor e aceitação!

Penso que o fato reconhecer os nossos erros nos faz mais humildes e nos torna pessoas melhores. Além disso, aprendemos mais com os erros do que com os acertos. Se nos equivocamos, só temos que assumir as consequências.

A vida passa mais rapidamente quando nos permitimos errar, reconhecer o erro e pedir perdão. Essa sim é a lição. Se não a aprendermos, será um grande erro.

O mais importante é que cada um, de acordo com suas capacidades individuais, faça o melhor que puder. E, assim, viva com dignidade, sem escândalos, sempre com verdade. Sim, somos imperfeitos e não vamos cometer um erro, mas muitos, muitíssimos. E daí? Permita-se ser imperfeito, permita-se errar e aprender. Solte a máscara da perfeição, pois ela pesa. Na verdade, quando aceitamos que podemos errar, a alma descansa. É como se tirássemos um monte de pedras das costas!

Atreva-se a ser você mesmo e faça o que você quiser, mesmo com medo de errar. A única condição é que esse “fazer” não atente contra a sua dignidade como pessoa e filho de Deus.

Quando você tiver dúvidas entre fazer e não fazer por medo de errar, faça! Porque, se você se equivocar, ficará a experiência. Se não o fizer, permanecerá a frustração e a dúvida.

Deixemos de ser tão duros com nós mesmos. Vamos ser mais humanos. Mesmo que a gente erre, tudo passa!

Se cairmos, vamos levantar, se errarmos, aprenderemos a lição e, da próxima vez, seremos mais cuidadosos na hora de tomar decisões. “O que não nos mata fortalece-nos”.

Via Aleteia

Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
online free course
download micromax firmware
Download Nulled WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.