Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 09/05/2017

Papa Francisco explica a chave para levar uma autêntica vida cristã

Na Missa que celebrou nesta manhã na Casa Santa Marta, no Vaticano, o Papa Francisco pediu aos presentes que recebam “com docilidade” o Espírito Santo, ao “não colocar resistência” para assim levar uma autêntica vida cristã.

Se nos últimos dias o Papa comentou as leituras que se referiam à resistência ao Espírito Santo, desta vez, falou sobre o contrário, da “docilidade ao Espírito Santo”. Francisco explicou que após a morte de Santo Estêvão ocorreu uma grande perseguição contra os cristãos em Jerusalém.

Então, os discípulos leigos se dispersaram por diferentes lugares e começaram a anunciar o Evangelho “aos pagãos”, deixando-se levar pelo que o Espírito lhes sugeria: “eram dóceis”, observou o Pontífice.

Citou também a Carta do Apóstolo Tiago para ressaltar como enfatizava a “acolher com docilidade a Palavra”. Para conseguir isso, “é preciso ser abertos e não ‘rígidos’” para “conhecer Jesus”.

Nesse sentido, incentivou a se familiarizar com o Evangelho: “Levar sempre conosco a Palavra; lê-la, abrir o coração à Palavra e ao Espírito, que è quem nos faz entender a Palavra”.

“E o fruto de receber a Palavra, de conhecê-la, de levá-la conosco, desta familiaridade com a Palavra, é grande… O comportamento de uma pessoa que age assim é de bondade, benevolência, alegria, paz, domínio de si, mansidão”.

Papa o Papa Francisco, nisso consiste a docilidade ao Espírito Santo. “Devo receber o Espírito que me traz a Palavra com docilidade, e essa docilidade, não resistir ao Espírito vai me levar a este modo de vida, a este modo de agir”.

“Receber com docilidade a Palavra, conhecer a Palavra e pedir ao Espírito Santo a graça de torná-la conhecida e, em seguida, dar espaço, para que esta semente germine e cresça nas atitudes de bondade, benignidade, benevolência, paz, caridade, domínio de si: tudo isso faz parte do estilo cristão”.

O Bispo de Roma finalizou a homilia insistindo na ideia de que é preciso se mostrar dóceis aos Espírito para que ela realmente possa agir nas almas dos homens: “Há o Espírito que nos guia para não cometermos erros, a aceitar com docilidade o Espírito, conhecer o Espírito na Palavra e viver segundo o Espírito”.

Essa atitude “é o oposto às resistências que Estêvão criticava aos líderes, aos doutores da Lei: ‘Vocês sempre resistiram ao Espírito Santo’. Resistimos ao Espírito, fazemos resistência a Ele? Ou o acolhemos? Com docilidade: essa é a palavra de Tiago. ‘Acolher com docilidade’. Resistência contra docilidade. Vamos pedir essa graça”, concluiu Francisco.

Por ACI Digital

Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy course
download samsung firmware
Free Download WordPress Themes
udemy paid course free download

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.