Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 07/06/2018

Papa afirma que planeta não deve ser visto como propriedade privada

O Papa Francisco enviou uma mensagem ao Patriarca Ecumênico de Constantinopla Bartolomeu I, por ocasião do Simpósio Internacional “Rumo a uma Ática mais verde: preservando o planeta e protegendo as pessoas”. O evento é realizado em Atenas, na Grécia, de 5 a 8 de junho.

Francisco, em sua mensagem, recordou a visita que realizou à cidade de Lesbos, ilha grega que fica na região nordeste do Mar Egeu, quando o Santo Padre e Bartolomeu I discutiram a situação trágica dos imigrantes e refugiados da região. “Enquanto nos encantávamos com o céu azul e o mar, fiquei amarrado ao pensamento de que um lugar tão lindo havia se tornado uma tumba para homens, mulheres e crianças que em sua maioria fugiam das condições desumanas de suas terras natais”, lembrou.

O Sucessor de Pedro ainda recordou uma de suas cartas encíclicas, a Laudato Si – sobre o cuidado da casa comum, em que o pontífice afirma que podemos condenar as gerações futuras a um lar relegado às ruínas. “Hoje, devemos fazer uma simples pergunta: ‘qual é o mundo que queremos deixar para aqueles que nos sucederão, às crianças que estão crescendo agora?’ Com relação à crise ecológica, devemos empreender um sério exame de consciência sobre a proteção do planeta confiado aos nossos cuidados”, afirmou o Papa.

Cuidar da criação, que deve ser vista como um dom comum e não como propriedade privada, implica o reconhecimento e o direito de cada pessoa, afirma Francisco. “A atual crise ecológica que afeta agora toda a humanidade está enraizada no coração humano”, alerta o pontífice para, em seguida, citar uma passagem da Laudato Si: “A violência presente em nossos corações, ferida pelo pecado, também se reflete nos sintomas de doenças evidentes no solo, na água, no ar e em todas as formas de vida”.

Francisco pede que todos os cristãos se unam para enfrentar o desafio da crise ecológica e que cooperem para uma resposta inequívoca. “O Dia Mundial de Oração pela Criação é um passo nessa direção, pois demonstra nossa preocupação e aspiração compartilhadas de trabalhar juntos para enfrentar essa questão delicada”, pondera o Santo Padre. “É minha firme intenção que a Igreja Católica continue a caminhar junto com Vossa Santidade e o Patriarcado Ecumênico ao longo deste caminho”, finalizou.

Por Canção Nova, com Boletim da Santa Sé

Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
online free course
download micromax firmware
Free Download WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.