Paróquia São José do Jardim Europa

Artigos › 03/07/2018

O que Deus quer de minha vida?

O sentido da minha vida tem a ver com Deus. Vai além do “eu gosto”, “me sinto bem”, “sou feliz assim”, para a compreensão de que a felicidade é consequência de uma autotranscendência, um sair de si, romper a crosta do eu que me aprisiona no egoísmo e individualismo. Humanamente sabemos que existimos em relação, isto é, precisamos do outro, de seu rosto, para sermos nós mesmos, como o pai e a mãe precisam dos filhos para serem o que são. Porém, o sentido da vida vai além do humano, abre-se para o divino. Para quem faz um caminho de fé, descobre admirado e agradecido uma ligação essencial com o Criador, que na fé cristã nos é revelado por Jesus Cristo como Pai de amor e misericórdia. Portanto, em Jesus Cristo, divino-humano, nos reconhecemos, descobrimos o fundamento de nossa existência. O sentido da vida tem a ver, então, com vocação, com chamado, com um Outro, que me antecede, me envolve com seu amor, me acompanha com fidelidade: Deus. A pergunta certa, então, é esta: o que Deus quer de minha vida?

Deste pressuposto decorrem três atitudes básicas que ajudam os jovens no processo de discernimento vocacional: a oração, o testemunho e o acompanhamento. A primeira, a oração, é uma resposta ao pedido de Jesus, que rezemos ao Pai para enviar operários, servidores.Este é o primeiro método para termos vocações sacerdotais, religiosas e matrimoniais:“Pedi ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe” (Mt 9,38). “Não poderemos descobrir o chamado especial e pessoal que Deus pensou para nós, se ficarmos fechados em nós mesmos, nos nossos hábitos e na apatia de quem desperdiça a sua vida no círculo restrito do próprio eu, perdendo a oportunidade de sonhar em grande e tornar-se protagonista daquela história única e original que Deus quer escrever conosco” (Francisco,Mensagem para a 55º Jornada Mundial de Oração pelas Vocações, 2018 ). Por isso, incentivamos a todas as famílias e, sobretudo, nossas comunidades a continuarem a rezar pelas vocações, como nos orienta o projeto que já estamos seguindo: “Cada comunidade, uma nova vocação”. A proposta é que cada comunidade se coloque em oração, como um único corpo, pedindo ao Senhor, por intercessão de Nossa Senhora, vocações para a Igreja. A vocação para o sacerdócio, a vida consagrada e a família é um dom concedido somente por Deus, mas também é fruto da comunidade que reza.

Além da oração, é de suma importância o testemunho positivo de quem já vive, com alegria sua vocação. O que faz a vida de uma consagrada, de um padre ou de uma família ser bela e feliz? Os jovens precisam ver testemunhos marcantes de pessoas que se dedicam inteiramente ao Senhor com alegria, e assim sentirem-se motivados a apostar sua vida nesse mesmo caminho.O chamado deve apontar para algo que atraia, que confirme que vale a pena gastar as energias, a vida inteira. O sim generoso de Deus pede uma resposta também generosa, total. Deve ser um projeto que cativa, que desperte sonhos, que alarga os horizontes da existência.

A terceira e muito importante atitude é a proximidade, o acompanhamento dos jovens neste processo de discernimento e decisão vocacional.“A Igreja decidiu perguntar-se sobre como acompanhar os jovens para reconhecer e acolher o chamado ao amor e à vida em plenitude”, afirma o Documento Preparatório para o Sínodo dos Bispos sobre Os jovens, a fé e o discernimento vocacional. Todos os jovens têm direito de serem acompanhados e acolhidos pela família e pela Igreja.

Esta perspectiva da vocação indica algo que lhe é central: é uma questão de fé, de entrega confiante em Deus, que chama, que mostra a direção. Mas não mostra todo o caminho, somente a direção. A resposta é sempre “pela tua Palavra, lançarei as redes” (Lc 5,5). Deus nunca mostra como será o futuro e o que acontecerá no percurso, somente garante sua companhia: “Estarei contigo” (Ex 3,12).

Por Dom Adelar Baruffi – Bispo de Cruz Alta

Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
udemy paid course free download
download micromax firmware
Download WordPress Themes Free
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.