Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 31/01/2018

Missionários de países da língua portuguesa se reúnem em Roma

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) reúnem missionários de sete países de língua portuguesa em um encontro no Centro Internacional de Animação Missionária (CIAM), em Roma, até o dia 2 de fevereiro. O intuito desta reunião é partilhar experiências e vivenciar o curso de atualização em missiologia. 

Missionários de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Brasil, Guiné-Bissau, Timor Leste e Portugal têm a oportunidade de  comentar e dividir experiências vividas junto às Pontifícias Obras Missionárias (POM).

Na segunda-feira, 29, os participantes foram recebidos na sede da Congregação para a Evangelização dos Povos e das Obras Missionárias Pontifícias. A recepção foi realizada pelo padre Fabrizio Meroni, secretário-geral da União Missionária, Irmã Roberta Tremmarelli, secretária-geral da Infância Missionária, padre Fernando Domingues, secretário-geral da Obra de São Pedro Apóstolo, e padre Tadeusz Jan Nowak, secretário-geral da Obra da Propagação da Fé. Os secretários puderam apresentar o carisma, a missão e os projetos desenvolvidos pelas Obras Pontifícias.

Representando Cabo Verde, o padre José Mário Gonçalves, diretor nacional das POM, destacou que a formação tem contribuído na descoberta de um importante serviço da Igreja. “Compreendo muitas coisas novas e espero poder ajudar a Igreja de Cabo Verde, estando mais atento com a missão, sentindo o pulsar da Igreja universal”, disse.

Para o seminarista brasileiro João Luiz da Silva, da arquidiocese de Mariana (MG), o conteúdo tem sido enriquecedor e trouxe muitos elementos da missiologia que estão contribuindo para sua formação acadêmica e espiritualidade missionária. “A experiência de estar em contato com pessoas de outros países enriquece o conteúdo trabalhado, vivendo uma missão intercultural”, ressaltou.

O padre Maurício da Silva Jardim, diretor das POM Brasil, é um dos brasileiros que participam do encontro, incluindo a participação do grupo na audiência com o Papa Francisco hoje.

Eis alguns dos temas abordados durante o curso: Missão e diálogo num mundo plurirreligioso; Missão intercultural: vivências e desafios; A espiritualidade missionária; Sem a Palavra não há missão; Que missão propõe a Igreja no pós-Vaticano II? Luzes e sombras da e na animação missionária; Maximum illud: A caminho do centenário; Missão nos novos povos areópagos da cidade; Dimensão missionária das Igrejas locais; Igreja em saída na perspectiva ad gentes; Igreja e que missão? Mês missionário extraordinário outubro 2018; Missão como sentinelas da aurora: que futuro promete e prepara?

Durante o final de semana, o grupo de 30 participantes pôde visitar a cidade de Assis, aprofundando-se na espiritualidade presente na história de São Francisco e Santa Clara.

Por Canção Nova, com POM/Brasil

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.