R. Dinamarca, 32 (esquina com a R. Áustria) Jardim Europa
CEP: 01449-040 - São Paulo, SP | Tel.: (11) 3082-2677 - 3085-1506

Horários de Missas
Segunda-Feira: 7h
Terça à Sexta-feira: 7h, 8h e 17h
Sábado: 7h30 e 15h
Domingo: 7h30, 10h, 12h, 17h e 19h

Mensagem do pároco › 13/02/2015

Quarta-feira de Cinzas

imagesLEMA: EU VIM PARA SERVIR (Mc 10,45).

No dia 18 de fevereiro, quarta-feira, tem início a Quaresma, período de preparação para a celebração da Páscoa. São quarenta dias que antecedem o Tríduo Pascal: Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa e Sábado Santo. A Quarta-feira de Cinzas, o período do Carnaval e outras celebrações religiosas são datas móveis, definidas a partir do Domingo da Páscoa, que é o primeiro domingo após a primeira lua cheia do início do outono. A festa da Páscoa era um ritual realizado por pastores, que, como proteção, tingiam as entradas de suas tendas com o sangue de um cordeiro. Com o Êxodo do Egito, passou a ser lembrança da libertação do povo hebreu. Para os cristãos a Páscoa é a lembrança permanente de que Deus liberta seu povo através de Jesus Cristo, o novo Cordeiro Pascal.

cartaz_campanha_da_fraternidade_2015_pk01Biblicamente o número quarenta tem um significado importante: foram quarenta anos que o povo hebreu passou no deserto e foram quarenta dias que Jesus passou no deserto em purificação. Por isso, a Igreja conserva a tradição de preparação para a Páscoa com quarenta dias de Jejum, Penitência e Esmola, na busca da plena conversão aos ensinamentos de Jesus de Nazaré.

Nas missas celebradas na Quarta-feira de Cinzas, se benzem e impõem as cinzas feitas de ramos de oliveiras ou outras árvores, bentos no Domingo de Ramos do ano anterior. Em procissão, os cristãos recebem na fronte um pouco dessas cinzas para expressar o desejo de assumir o processo de conversão que se iniciou no Batismo.

Também na Quarta-feira de Cinzas tem início, no Brasil, a Campanha da Fraternidade, momento privilegiado de evangelização, que busca despertar a população para uma problemática específica que requer uma resposta dos cristãos e de pessoas de boa vontade em direção à justiça e à fraternidade.

Neste ano, na sua 52ª edição, a Campanha da Fraternidade tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e como lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10,45). O objetivo geral da CF-2015 é “Aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus”.

Venho por meio deste, convidar todos os nossos paroquianos para vir participar das Nossas Missas de Cinzas que será: às 8:00 da manhã, às 17:00 e às 19:30h. Esta é a oportunidade para iniciarmos bem a nossa Quaresma, um tempo propício e favorável de conversão e mudança de vida.
Dom Oswaldo Francisco Paulino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *