Paróquia São José do Jardim Europa

Mensagem do pároco › 07/05/2015

Com a Senhora de Toda Bondade

Nossa Senhora de Fátima.Maio não é um mês qualquer, mas um tempo que, de muitas formas, nos impulsiona a algo diferente. Em primeiro lugar, porque chegamos a maio fortalecidos pelo Tempo Pascal e nos confirmamos na esperança em Pentecostes.

O frio exterior que afinal se instala contrasta com a acolhedora figura de Maria que nos aquece em nossa condição de filhos e nos envolve a todos num espírito de família.

Maio é, pois, o tempo reservado para estarmos mais em sua companhia e, quem sabe, como Francisco de Assis, louvar a Deus na vida dessa sua serva completamente disponível e aberta à ação do Espírito. Quer Francisco imitar Maria, em sua humildade e fé, mas, sobretudo em sua intimidade amorosa e consciente com a presença de Deus. São Boaventura nos conta que “Seu amor à Mãe do Senhor era realmente indizível, pois nascia em seu coração ao considerar que ela havia convertido em irmão nosso próprio Rei e Senhor da glória e que por ela havíamos merecido alcançar a divina misericórdia. Em Maria, depois de Cristo, depositava toda a sua confiança”. Maravilha-se ele da disposição interior de Maria e de seu papel a serviço da própria Redenção: “Santa Virgem Maria, não há mulher nascida no mundo semelhante a vós, filha e serva do altíssimo Rei e Pai celestial, Mãe de nosso santíssimo Senhor Jesus Cristo, esposa do Espírito Santo”.

Mesmo não sendo teólogo, Francisco entende o lugar de Maria na história da salvação, ao afirmar que dela Cristo ‘recebeu a carne da nossa humanidade e da nossa fragilidade’. E por conta dessa mesma fragilidade, ele a ‘constituiu como advogada nossa, para que ela os defendesse e os representasse junto a Deus. Sábia decisão!
Rezemos de uma forma toda especial pelas nossas mães, que Nossa Senhora vos cubra sempre com o seu Manto Sagrado, e que São José continue intercedendo por todos nós.

Dom Oswaldo Francisco Paulino

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.