Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 10/01/2018

Inflação de 2017 fecha em 2,95%, a menor taxa desde 1998

De acordo com pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, ficou em 2,95%, o menor número desde a taxa de 1998, quando ficou em 1,65%.

De acordo com a pesquisa, o setor de alimentos e bebidas foi o que mais contribuiu para que o IPCA ficasse abaixo da meta estipulada pelo Banco Central (BC). A alimentação consumida em casa teve itens com quedas (feijão-carioca e o leite longa vida ficaram em -6,73% e -1,43%, respectivamente). Carnes, frutas, frango inteiro e pão francês, porém, apresentaram alta no período.

Os estudos do IBGE apontaram ainda que a deflação nos alimentos aconteceu em todas as regiões pesquisadas, variando de -4,28% em Belém a -0,21% em Brasília. Considerando os alimentos adquiridos para consumo em casa, vários tiveram queda significativa nos preços, com destaque para as frutas (-16,52%).

Já os itens habitação, saúde e transportes apresentaram alta. O grupo habitação (6,26%) apresentou a segunda maior variação, sendo responsável, porém, pelo maior impacto de grupo. As principais influências vieram de itens importantes na despesa das famílias, como o gás de botijão (16%), a taxa de água e esgoto (10,52%) e a energia elétrica (10,35%).

Com informações do IBGE

Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
udemy course download free
download samsung firmware
Free Download WordPress Themes
free online course

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.