Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 21/10/2016

Humildade, ternura e generosidade são essenciais para a unidade

“A paz esteja convosco”, saudou o Papa Francisco aos presentes durante a Missa na Casa Santa Marta. Mediante esta saudação, o Pontífice fez um chamado à unidade da Igreja, através da “humildade, da ternura e da generosidade”.

O Santo Padre sublinhou que esta saudação do Senhor “cria uma ligação” de paz, pois “nos une para fazer a unidade do Espírito”.

“Se não há paz, se não formos capazes de nos cumprimentar no sentido mais amplo da palavra, ter o coração aberto com espírito de paz, nunca mais haverá a unidade”.

O Bispo de Roma explicou que “isto vale tanto para a unidade no mundo, como para a unidade nas cidades, no bairro e na família”.

“O espírito do mal sempre semeia guerra. Ciúmes, invejas, lutas, fofocas, são coisas que destroem a paz e, portanto, não pode haver unidade”.

Francisco questionou: “Como é o comportamento de um cristão para a unidade, para encontrar esta unidade? Paulo diz claramente: “Comportem-se de maneira digna, com toda a humildade, ternura e generosidade”. Essas três atitudes”.

O Papa assegurou: “Você não pode dar a paz sem humildade. Onde há orgulho, há sempre a guerra, sempre o desejo de vencer sobre o outro, de crer ser superior. Sem humildade não existe paz e sem paz não há unidade”.

Em seguida, o Santo Padre exortou: “A ternura é a capacidade de suportar uns aos outros”. E em terceiro lugar está a generosidade, um grande coração capaz de acolher a todos, sem condenar e sem se rebaixar a mesquinharias”.

“Neste grande coração todos encontram lugar! Ele tem um vínculo com a paz, de criar a unidade. O criador da unidade é o Espírito Santo, que favorece e prepara a unidade”

“Este –sublinhou– é um meio digno de participarmos da vocação do mistério à qual fomos chamados, do mistério da Igreja”.

Nesse sentido, o Pontífice recordou que “o mistério da Igreja é o mistério do Corpo de Cristo: ‘Uma só fé, um só Batismo’, ‘um só Deus, Pai de todos, que habita sobre todos, por todos e em todos’”.

“Essa é a unidade que Jesus pediu ao Padre para nós, e que nós devemos torná-la realidade por meio do vínculo da paz”, concluiu.

Leitura comentada pelo Papa:

Primeira Leitura (Efésios 4, 1-6)

Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.

Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.

Por ACI Digital

Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
download udemy paid course for free
download xiomi firmware
Download WordPress Themes
udemy paid course free download

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.