Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 25/01/2017

Francisco: não podemos ensinar a Deus aquilo que Ele deve fazer

O Papa Francisco exortou a não impor condições a Deus, porque “não podemos ensinar a Deus aquilo que Ele deve fazer”. Durante a Audiência Geral desta quarta-feira na Sala Paulo VI do Vaticano, o Santo Padre incentivou os presentes a confiar em Deus, em seus caminhos, suas prioridades, que nem sempre coincidem com as próprias.

“Nunca imponhamos condições a Deus e deixemos, pelo contrário, que a esperança vença os nossos temores”, indicou. “Confiar em Deus significa entrar nos seus desígnios sem nada pretender, aceitando inclusive que a sua salvação e o seu auxílio nos cheguem de modo diferente de nossas expetativas”.

O Pontífice sublinhou que Deus sabe bem do que necessitamos e é bom conosco: “Nós pedimos ao Senhor vida, saúde, amizade, felicidade… E é justo que o façamos; mas na certeza que Deus sabe tirar vida até da morte, que se pode sentir paz mesmo na doença, serenidade mesmo na solidão e felicidade mesmo no pranto. Não podemos ensinar a Deus aquilo que Ele deve fazer, nem aquilo de que temos necessidade. Ele sabe isso melhor do que nós; devemos confiar, porque os seus caminhos e os seus pensamentos são diferentes dos nossos”.

O Santo Padre fez essas reflexões em sua catequese na qual continuou com o ciclo sobre a esperança cristã. O Papa meditou sobre o tema “Judite: a coragem de uma mulher que dá esperança ao povo”. Para o Pontífice, Judite exemplifica essa entrega, esse confiar em Deus e não lhe impor condições.

“O livro bíblico que traz o seu nome narra a imponente campanha militar do rei Nabucodonosor, o qual, reinando em Nínive, amplia os confins do império, derrotando e absorvendo todos os povos ao redor. O leitor entende encontrar-se diante de um grande e invencível inimigo que está semeando morte e destruição e que chega até a Terra Prometida, colocando em perigo a vida dos filhos de Israel”.

“O exército de Nabucodonosor – continuou –, sob a orientação do general Holofernes, assedia uma cidade da Judeia, Betulia, cortando o abastecimento de água e enfraquecendo a resistência da população. A situação se faz dramática, ao ponto que os habitantes da cidade se dirigem aos anciãos, pedindo que se rendam ao inimigo”.

“O fim parece inevitável, a capacidade de confiar em Deus acabou e, paradoxalmente, parece que para fugir da morte, não resta mais do que entregar-se nas mãos de quem mata”.

Entretanto, Francisco narrou como “diante de tanto desespero, o chefe do povo tenta propor uma brecha de esperança: resistir ainda cinco dias, esperando a intervenção salvífica de Deus. Mas é uma esperança muito fraca. Na realidade, ninguém mais entre o povo é capaz de esperar. Nessa situação, aparece em cena Judite. Viúva, mulher de grande beleza e sabedoria, ela fala ao povo com a linguagem da fé” e pede ao povo que não coloque Deus em prova.

O Papa concluiu: “Com a força de um profeta, Judite chama os homens de seu povo para levá-los à confiança em Deus. Com o olhar de um profeta, vê para além do estreito horizonte proposto pelos chefes e que o medo torna ainda mais limitado. O senhor é Deus de salvação – e ela acredita nisso – seja qual forma for. É salvação libertar dos inimigos e fazer viver, mas nos seus planos impenetráveis pode estar a salvação também em entregar à morte”.

Por ACI Digital

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
lynda course free download
download huawei firmware
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy course

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.