Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 09/08/2017

Família, uma luz para a vida em sociedade

Em agosto, do dia 13 a 19, acontece a Semana Nacional da Família, que sempre celebra e anuncia o Evangelho do amor familiar, a vocação de ser e de se ter um lar. Este ano, a reflexão focaliza o grupo familiar como uma luz para a vida social. Sempre é bom repetir e fazer ressoar a convicção: a família não é problema, é solução.

Mais, quando ela se desajusta e desagrega, aí sim, essa realidade tem incidência imediata no esboroamento do tecido social e a consequente sobrecarga de divisões, conflitos e vulnerabilidade social. A crise ética e a corrupção, que carcome a sociedade, levando à crise institucional e ao assalto dos cofres públicos, tem muito a ver com a terceirização da educação familiar, o esquecimento de valores fundamentais e a deformação da consciência.

A falta de um projeto nacional e a política como aparelhamento do poder dominação, tiveram como resultado o esfacelamento e a fragilização do núcleo familiar. Isto nos leva a proclamar alto e de bom tom que, somente com políticas familiares vigorosas e dinâmicas, que respeitem a participação e a mobilização das famílias como sujeitos e atores sociais, conseguiremos sair da situação caótica em que nos encontramos. Nunca será pouco afirmar que o IDF (Índice de Desenvolvimento Familiar), num determinado país, é o indicador mais seguro e saudável do bem comum social.

Pois a família sempre será o melhor e mais valioso recurso para o Estado, o empreendimento mais rentável, o ecossistema e o ambiente mais necessário e vital, a escola do mais rico humanismo, a célula social e comunitária insubstituível, e a Igreja mais forte, porque é a que melhor transparece o Deus Família, Uno e Trino. A salvação da humanidade e o futuro do planeta Terra passam pela proteção, salvaguarda e desenvolvimento integral da família, como comunidade de amor, centrada nos vínculos mais nobres e mais plenamente humanos. Que Nossa Senhora da Conceição Aparecida abençoe, empodere e fortaleça as famílias de nosso querido Brasil. Deus seja louvado!

Por Dom Roberto Francisco Ferreria Paz – Bispo de Campos (RJ)

Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
free download udemy course
download karbonn firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free online course

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.