Paróquia São José do Jardim Europa

image-0001-2

Nós, premonstratenses, somos religiosos sacerdotes, homens que procuram seguir os exemplos de Jesus Cristo e viver seu Evangelho, consagrados a Deus pela promessa de conversão contínua de nossos costumes por meio dos votos de castidade, pobreza e obediência, ordenados para o serviço de Deus. A Ordem Premonstratense foi fundada por São Norberto, o apóstolo da Eucaristia, em 1121, no vale francês de Prémontré (“pré-mostrado” por Deus a Norberto, de onde vem o nome “premonstratense”). Nosso ideal de vida está registrado nos Atos dos Apóstolos 4,32: “A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma”. É dessa maneira que nós buscamos viver, e para organizar nossa vida comunitária, seguimos a Regra de Santo Agostinho, o doutor a Caridade.

 

Nossa espiritualidade, como a de todo cristão, consiste em buscar sempre a união com Deus pela vida no Espírito de Jesus. No íntimo de nosso coração e na vida litúrgica da comunidade procuramos a paz da intimidade com o Pai. Somente assim podemos obter a realização profunda de nosso ser, “que está sempre inquieto enquanto não encontra a Deus”, como diz Santo Agostinho. Como premonstratenses, recebemos de nosso fundador, São Norberto, duas heranças especiais: a Adoração Eucarística e um Amor especial por Maria.

O carisma premonstratense, consiste na Vida Canonical, isto é, numa forma de viver em que tudo gira em torno da Vida em Comunidade, pois liderados por vosso Abade, formamos a igreja de Roma, zelando por uma intensa Liturgia, com a Missa Conventual Diária e a Liturgia das Horas. Também em continuidade com nossa vida comunitária, assumimos vários trabalhos junto ao povo de Deus, de acordo com os dons de cada um e as necessidades dos lugares onde estamos. Todos entretanto, vivem no mesmo convento, em comunidade, numa vida de oração, meditação e partilha, sempre PRONTOS PARA UMA BOA OBRA, como nos ensina nosso fundador São Norberto.

VENHA SER PREMONSTRATENSE!

mjjef2003-f5c-2

06 de Junho – São Norberto

Norberto nasceu por volta de 1080, em Xauten, na Alemanha. Filho mais novo de uma família da nobreza. Jovem simpático, elegante, dado aos esportes, à caça, à vaidade e aos jogos da época. Era considerado um homem de Igreja, porém, na vida não testemunhava o seguimento ao Cristo.

Aconteceu que, certa vez, ao passear de cavalo pegou um temporal que atingiu seu animal com um forte raio que o matou e lançou Norberto no chão desacordado.  Voltando a si, tomou consciência pela graça divina do triste estado em que andava sua alma. A partir deste fato, entrou num forte processo de conversão. Renunciou a tudo aquilo que o afastava de Deus e dos irmãos, transformou-se num pregador ambulante, indo de aldeia em aldeia, de cidade em cidade, fustigando o vício e pregando a virtude.

Em suas pregações, não poupava nem mesmo os cônegos relaxados e os clérigos mundanos, combatendo a simonia, uma das pragas da época. Sua imponente presença impressionava; e quando contava sua história, comovia. Seu exemplo era mais eficaz que sua palavra. Tornou-se sacerdote e monge. Muitas vezes, foi perseguido pelas suas fervorosas pregações, Empreendeu a luta por reformas na Igreja, visando acabar com os privilégios dos nobres no interior do cristianismo. Foi muito contestado, principalmente pelo próprio clero, mas obteve o apoio do Papa e seu trabalho prosperou. Quando as reformas já estavam implantadas e em andamento, retirou-se para a solidão e fundou a Ordem dos Cônegos Regulares Premonstratenses, também conhecida como “dos Monges Brancos”, uma referência ao hábito que é dessa cor.

A principal regra da nova Ordem era fazer com que os sacerdotes vivessem sua vida apostólica com a disciplina e a dedicação dos monges, uma concepção de vida religiosa revolucionária para a época.

Foi escolhido e ordenado Bispo, e em seguida Arcebispo de Magdeburgo. Morreu aos 54 anos, sendo considerado o maior reformador do século XII.

São Norberto, rogai por nós

Senhor Deus, Pai das misericórdias, que nos chamais para o amor, o serviço e a construção do vosso Reino, fazei-nos dóceis ao Espírito do vosso Filho Jesus, seguindo o exemplo do grande bispo São Norberto, no anuncio zeloso da vossa Palavra, no ardor da vida apostólica, na alegria da comunhão fraternal. Amém.

O Senhor dizia-lhes: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que mande operários para sua colheita”.

O Evangelho Segundo Lucas.

Nosso Senhor prometeu que com uma fé do tamanho de uma semente de mostarda, poderíamos mover montanhas…

Mas nestes tempos de mentes distraídas e corações endurecidos, uma época estrangulada pelo pecado, a ansiedade e o desespero, como podemos obter tal fé?

Quase 900 anos e a Ordem Premonstratense trabalha para cultivar e alimentar a fé católica num mundo obscuro, este trabalho gerou frutos no mundo, através da dedicação dos padres norbertinos.

Este é nosso trabalho:

Preparar os corações para receber o Evangelho de Jesus Cristo. Pregar a Boa Nova da nossa salvação. Proclamar que a Luz veio ao mundo. Compartilhar o coração de Deus com o homem pela Palavra e pelo Sacramento.

Nós trabalhamos para resguardar a fé e as tradições seculares da Santa Mãe Igreja, para santificar o tempo, cantando diariamente as Horas do Ofício Divino, para elevar o coração do homem a Deus, em canção.

Este é o nosso trabalho:

Levar o fruto da nossa contemplação de volta ao mundo; compartilhá-lo com almas famintas. Renovar cada geração com a luz da fé. Semear uma lavoura de cultura, serviço, amor…e dar sacerdotes ao mundo.

Nós, trabalhadores, instrumentos nas mãos de Cristo, para cortar o que nos sufoca, para fortalecer o que nos suporta retos. E com o fim de cada estação, trazer paz e conduzir cada alma aos braços de Jesus.

Este é o nosso trabalho:

Cooperar com a economia divina, que transforma Luz em fruto, fruto em vinho, vinho em sangue e sangue em nossa salvação.

Onde se pode encontrar a fé para mover montanhas?

Ela deve ser cultivada, alimentada, protegida e purificada.

Este é o nosso trabalho, nossa santa tarefa, nosso patrimônio…seu patrimônio!

Junte-se a nós! Ajude-nos a mover montanhas na Ordem Premonstratense!

Fraternalmente,

 Fr. André Maggioro e Danilo Santos
Promotor Vocacional

Rua Áustria, 535 – Jardim Europa – CEP 01447-010 – São Paulo/SP – Tel: (11) 3062-4277 E-mail: opraem@hotmail.com – www.facebook.com/conegos

PREPARAR O AMBIENTE

Preparar o ambiente com algum símbolo. Colocar o corpo em posição digna e cômoda. Invocar a Luz do Espírito Santo. Escolher um texto bíblico vocacional para a meditação.

(1) LER: O que diz o texto em si?

Criar silêncio interior, predispondo-se a escutar. Leitura lenta e atenta ao texto. Considerar o sentido de cada frase. Fixar-se em uma frase que mais chamou a atenção.

(2) MEDITAR: O que o Texto diz para mim?

Ler de novo o  texto. Assimilar, atualizar e encarnar cada palavra ligando-as com a vida. Tentar ligar com outros textos bíblicos. Três ou quatro perguntas para reflexão.

(3) ORAR: O que o  texto me faz dizer a Deus?

Ler de novo o texto. Assumir um compromisso e formular preces para suplicar, louvar e agradecer a Deus. Tentar detectar os sentimentos que se manifestam.

(4) CONTEMPLAR: Olhar a vida com os olhos de Deus.

Qual o novo olhar que sobrou em mim, depois da leitura do texto? Como isso pode me ajudar a viver melhor meu compromisso de vida? Como escutar melhor o que Deus me fala?

 

Senhor da Messe e Pastor do rebanho, faze ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “ Vem e segue-me”! Derrama sobre nós o teu Espírito, que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz. Senhor que a Messe não se perca por falta de operários. Desperta nossas comunidades para a missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que desejam dedicar-se ao Reino na diversidade dos ministérios e carismas. Senhor, que o rebanho não pereça por falta de Pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, diáconos, religiosos, religiosas e ministros leigos e leigas. Dá perseverança a todos os vocacionados. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua igreja. Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, chama-nos para o serviço de teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder SIM.

Amém.