Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 14/03/2018

Encontro de presidentes e secretários de conferências episcopais do Celam

Nesta terça-feira, 13 de março, em Bogotá, Colômbia, começou o encontro anual dos secretários e presidentes das conferências episcopais da América Latina e Caribe. Na abertura da reunião, dom Juan Espinoza Jiménez, bispo auxiliar de Morelia (México) e secretário-geral do Celam, recebeu dois novos assessores e os que já estão presentes há mais tempo neste tipo de encontro. Em seguida, o cardeal Rubén Salazar Gómez, arcebispo de Bogotá(Colombia); e presidente do Celam lembrou o célebre sermão do Papa Francisco a respeito da Sinodalidade da Igreja e o aplicou para os trabalhos que vão realizar durante a semana: “são três momentos fundamentais. O primeiro é escutar. O segundo é discernir. O terceiro é atuar, tomar decisões“.

O cardeal Salazar Gómez continuou, ao se referir ao primeiro momento, o da escuta: “vamos escutar o Senhor. Começaremos (os trabalhos) com a Lectio Divina, ouvindo o que o Senhor tem a nos dizer através da Escritura. Vamos escutar também uns aos outros. Vamos escutar o que o Celam está vivendo neste momento tanto as dificuldades quanto os progressos. E vamos discernir, o que precisamos fazer todos os dias, a respeito do que o Senhor quer de nós. Um discernimento humilde, sereno. E, por fim, descobrir quais as decisões que teremos de tomar“. No final de sua exposição de abertura, o cardeal de Bogotá também disse que o Celam existe para servir a Igreja da América Latina e do Caribe.

Último encontro

Este mesmo grupo esteve reunido em março do ano passado.  Naquela ocasião, o encontro elegeu como objetivo: “Refletir sobre o caminho pastoral e o missionário do CELAM à luz do pontificado da Papa Francisco”. A teve como convidado especial o teólogo latino-americano, o Padre Gustavo Gutiérrez que fez uma conferência sobre a “Igreja pobre para os pobres”. A partir da reflexão dele, os secretários e presidentes procuraram encontrar pontos comuns entre as regiões que conformam a América latina e o Caribe para compartilhar e articular experiências significativas na luta contra a pobreza e as propostas pastorais.

No encontro deste ano, além do secretário-geral da CNBB, participam o segundo vice-presidente do Celam, dom José Belisário, arcebispo de São Luis (MA) e o delegado da CNBB junto ao Conselho, dom Anuar Battisti, arcebispo de Maringá (PR).

Por CNBB

Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy course
download karbonn firmware
Premium WordPress Themes Download
free online course

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.