Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 08/09/2017

Dom Canísio: Congresso da Pastoral Familiar reanima lideranças

O Regional Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi escolhido para sediar e organizar as atividades do XV Congresso Nacional da Pastoral Familiar, que acontece nesta semana de 8 a 10 de setembro, em Cuiabá. O bispo de Sinop (MT) e referencial da Pastoral Familiar no regional, dom Canísio Klaus, falou ao Portal da CNBB sobre a preparação para este evento e suas consequências para o trabalho desenvolvido junto às famílias mato-grossenses.

De acordo com o bispo, para a evangelização das famílias o encontro “traz uma grande contribuição, porque reanima nossas lideranças da Pastoral Familiar e das pastorais afins, bem como os movimentos eclesiais familiares”. Para dom Klaus, o encontro nacional oportunizará uma rica partilha de experiências da Pastoral Familiar e contribuirá para a ação conjunta dos programas e projetos, além de ser “sinal de união e força na luta por mais dignidade da vida em família”.

Para o evento, são esperados mais de 1000 agentes da Pastoral Familiar no Centro de Eventos do Pantanal. Também são esperados no congresso os bispos referenciais da Pastoral e os bispos do Regional Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padres e religiosos.

Esta é a primeira vez que o evento é realizado no regional. “É uma grande bênção para todas as famílias, receber este evento pela primeira vez aqui em Mato Grosso. Com certeza esta preparação e realização do Congresso trouxe e traz um novo alento, nova esperança e muita luz para as famílias”, comentou dom Canísio.

O tema do congresso está em sintonia com as demais reflexões da Pastoral Familiar durante este ano de 2017: “Família, uma luz para a vida em sociedade”. O lema é uma iluminação bíblica: “Vós sois a luz do mundo” (Mt 5, 14). A programação conta com nove palestras cujas temáticas se encontram nos campos de atuação da Pastoral Familiar e que se apresentam no contexto atual de evangelização na Igreja e atuação na sociedade. Serão realizadas celebrações eucarísticas, apresentações teatrais, momentos culturais e de oração, além de testemunho.

Preparação

Durante três anos de preparação para o Congresso, foram envolvidas cerca de 400 pessoas na organização, como lideranças das comunidades, paróquias, dioceses do Regional O2. “Iniciou há três anos com campanhas, coletas, roteiros temáticos e oração, peregrinação com o ícone da Sagrada Família por todas as paróquias e dioceses do regional culminando com a recentemente Assembleia Regional de Pastoral em Cuiabá, no Centro Nova Evangelização, explica.

O bispo de Sinop também faz questão de citar o “grande e abnegado esforço” da Coordenação Regional da Pastoral Familiar e das coordenações diocesanas, dos assessores eclesiásticos, do secretário-executivo do regional Oeste 2 da CNBB, bem como todo apoio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF). “Toda preparação aconteceu com grande espírito de alegria e muito amor, porque a família merece”, afirma.

O coordenador da equipe dirigente do congresso, João Nohama, que desempenha esta atividade ao lado de sua esposa, Acidália de Sousa Nohama, afirma que a preparação do evento está sendo um grande aprendizado: “nos ensina e nos mostra o caminho a seguir sempre mantendo o foco”.

Por CNBB

Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
udemy course download free
download samsung firmware
Download WordPress Themes Free
lynda course free download

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.