Paróquia São José do Jardim Europa

Notícias › 12/06/2018

Celam: teve início a caminhada “Pegadas da Ternura”

Teve início no México, com uma missa celebrada em Tijuana, na fronteira com os Estados Unidos, a caminhada “Pegadas da Ternura” (Huellas de Ternura), que durante quinze meses percorrerá todos os países da América Latina a fim de conscientizar sobre os direitos da criança, denunciar as situações de exploração e violência, difundir uma nova cultura e a “revolução da ternura” tão desejada pelo Papa Francisco.

O promotor principal da iniciativa é o Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) que através do departamento Justiça e Solidariedade iniciou o programa “Centralidade da Infância”, junto com a Pastoral da Criança Internacional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a World Visión América Latina.

Aderiram à iniciativa a Caritas Latino-americana, o Departamento Vida, Família e Juventude do Celam, a Associação Latino-americana de Educação Radiofônica (ALER), o organismo “Semeadores da Paz” e Infância Missionária da Colômbia, a Federação Internacional Fé e Alegria e as Pontifícias Obras Missionárias.

Na última sexta-feira (08/06), na coletiva de imprensa de apresentação dessa primeira etapa de “Pegadas da Ternura” foi sublinhado pelos promotores o “significado simbólico” da caminhada que parte da consciência das condições de solidão, abandono, violência interpessoal e estrutural” em que vivem muitos menores.

A palavra-chave é “ternura”

A palavra-chave é “ternura”, termo que assumiu centralidade no magistério do Papa Francisco, que deve ser entendido como “elemento para promover políticas públicas, interculturais, integrais e integrantes; possibilidade para criar espaços de diálogo a fim de construir renovadas condições espirituais, teológicas, econômicas, políticas e jurídicas que tornem possível o direito a uma vida digna e plena”; oportunidades para “gerar ações incisivas em cada país graças à ação dos promotores”.

Foi significativa a caminhada que teve início, em Tijuana, na última quinta-feira (08/06), lugar símbolo da esperança de muitos migrantes, dentre os quais vários menores.

Antes da missa, houve uma caminhada simbólica rumo à fronteira californiana, de San Diego, nos Estados Unidos, à cidade mexicana de Tijuana.

A seguir, foi celebrada a missa durante a qual o Arcebispo de Tijuana, dom Francisco Moreno Barrón, e o arcebispo de San Diego, dom Robert Walter, leram uma mensagem afirmando que a iniciativa pretende “passar de um país ao outro despertando as consciências”.

Houve também outros eventos como concertos, encontros e laboratórios.

Neste domingo (10/06), a caminhada “Pegadas da Ternura” prosseguiu para Cidade do México e foi colocada sob a proteção de Nossa Senhora de Guadalupe.

Por Vatican News

Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
udemy free download
download xiomi firmware
Download Nulled WordPress Themes
online free course

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.