Paróquia São José do Jardim Europa

Artigos › 28/12/2017

A gestão de dinheiro pelas mulheres

É possível afirmar que muitas mulheres, atualmente, realizam uma gestão eficiente do dinheiro que recebem. Mas, é pouco provável que o conteúdo distribuído para formação financeira das mulheres esteja voltado para elas. É muito mais fácil encontrar informação financeira para homens e, apenas para os homens. Homens que escrevem, falam e ensinam finanças para homens, em linguagem puramente masculina e, da forma como os homens, em sua maioria, enxergam economia e finanças.

É possível construir uma narrativa mais feminina sobre finanças? É possível, que eu como homem, possa falar de uma forma mais adaptada ao universo das mulheres, que lidam com o dinheiro em pequenas ou grandes quantidades? Em primeiríssimo lugar, não é possível criar dogmas femininos sobre finanças. As mulheres são muito diversas, com inúmeras particularidades e, não é possível ter-se uma regra geral. O máximo que se pode fazer é gerar um conteúdo mais palatável, e adaptado ao universo feminino.

Vamos então a alguns pontos importantes.

 

Mulheres e o dinheiro no casamento

Muitas mulheres organizam as finanças do casal. Isso não é nenhuma novidade. Muitas, inclusive, informam-se mais sobre finanças, do que seus maridos e, não há problema algum com isso. Pelo contrário: em um casal, existe aquele ou aquela que possui competência em áreas diferentes e, dentre elas, um tem mais habilidade financeira do que o outro. As esposas que lidam com as finanças do casal possuem, em muitos casos, uma grande qualidade: conseguem enxergar os detalhes que passam despercebidos (muitas vezes) pelos homens. Esses detalhes estão nas necessidades dos filhos; nos reparos da casa; elas se atentam se há a necessidade de investimentos; etc.. Essas esposas dão uma atenção especial e acompanham o orçamento mensal dos gastos, em planilhas ou aplicativos de celular.

 

Quem Escolhe na hora de comprar?

Algumas pesquisas demostraram que, mais de 50% dos casos, as mulheres são quem decidem na hora de comprar. Seja a cor do carro, seja a localização do apartamento ou a decoração, ou onde investir o dinheiro que sobrou no mês em um Título do Tesouro Direito. Isso é um fato importante: quanto mais conteúdo financeiro for direcionado às mulheres, logo, maior benefício será obtido, porque essas escolherão com mais eficácia e eficiência. Investimento é sim assunto para mulheres: previdência, títulos, imóveis, metas de longo prazo, e afins.

 

Planejamento familiar

Assim como nos acidentes de trânsito, onde em sua grande maioria é causado por homens; o mesmo poderia se afirmar as finanças? Não existem pesquisas sobre o fato que tenha-se conhecimento. Sabe-se que, na média, as mulheres são mais prudentes. Portanto, elas podem, munidas de conhecimento financeiro de qualidade, fazerem escolhas mais conservadoras com o dinheiro do casal. Como resultado, obtemos menos risco, menos stress, e acidentes financeiros.

 

Educação financeira dos filhos

Hoje, é fato em muitas escolas dos EUA, Europa e Austrália, além de outros países, a educação financeira logo aos seis anos de idade. Diversos organismos internacionais indicam uma boa formação financeira às crianças, como antídoto para catástrofes financeiras futuras. O papel da mulher nesse processo é fundamental. A cooperação entre marido e mulher, como por excelência educadores dos filhos, no que diz respeito às finanças é de grande importância. Educação financeira para utilização do dinheiro como ferramenta e não como fim.

Ficar rico não pode ser meta para nenhuma criança, e sim, usar o dinheiro para fazer o bem; mudar o mundo; economizar primeiro para gastar depois; e ajudar o próximo. Educação financeira nas mãos de mães e esposas são uma poderosa ferramenta para combater o analfabetismo financeiro, mal observado dentro e fora do Brasil. Observe que, não é apenas papel da mãe, mas, também, do pai. Educação financeira em comunhão, conjunto e harmonia do casal irá transbordar para os filhos.

O dinheiro, economia e finanças, são conteúdos para mulheres. Elas muitas vezes, possuem inúmeras habilidades pouco reconhecidas. Quanto houver mais conteúdo direcionado para mulheres, em suas particularidades e desafios, melhor será para a sociedade como um todo, bem como para os casais e seus filhos.

Por Bruno Cunha

Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
free download udemy course
download karbonn firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy course

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.